Durante a Fórum do Cacau, na 38ª edição do Chocolat Festival 2024, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta sexta-feira (19), do painel ‘Cacau da Bahia: passado, presente e qual futuro?’, apresentando as oportunidades de negócios e vantagens competitivas internacionais do cacau produzido na Bahia. O evento, realizado entre quinta-feira (18) e domingo (21), no Centro de Convenções Ilhéus, é reconhecido por promover o fruto e o chocolate de origem, destacando a importância do consumo consciente e a valorização dos produtos regionais.
O secretário da pasta, Angelo Almeida, destacou a importância do evento para a cadeia produtiva do cacau. “A cada edição realizada, o evento apresenta uma nova perspectiva de que pode beneficiar ainda mais a promoção e valorização do cacau da Bahia e seus derivados, contribuindo com o desenvolvimento econômico, a partir da descoberta de novos talentos, novos sabores e novas formas de aproveitar o fruto”, afirmou.
A coordenadora de Comércio Exterior e Oportunidade de Negócios da SDE, Paula Corrêa, ressaltou que a Bahia se destaca na produção nacional de cacau e que passos importantes precisam ser dados. “Para expandir os negócios no mercado externo e internacionalizar o cacau produzido na Bahia e seus subprodutos é necessário desenvolver estratégias que aumentem a presença e competitividade no mercado global. Estamos abertos a gerar parcerias, acordos e estreitar o diálogo cada vez mais com os produtores, cooperativas, agroindústrias e demais públicos dessa cadeia produtiva”, pontuou.
No estande do Governo da Bahia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece o serviço de orientação para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs), por meio da Diretoria de Comércio e Serviços e Oportunidades de Negócios, como constituição de microempresa e empresa de pequeno porte, acesso a microcréditos, emissão de carteira do empresário e de nota fiscal eletrônica de produto ou serviço, entre outros.
Foto: Marcos Braga/SDE