domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

SEI E FUNDAÇÃO ALEIXO BELOV FIRMAM ACORDO PARA EDIÇÃO DE LIVRO E CRIAÇÃO DE UM ATLAS

Hugo Leite - 19/07/2024 16:28

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Fundação Aleixo Belov (FAB) assinam, na próxima quarta-feira (24), às 19h, na sede do Museu do Mar, em Salvador, um acordo de cooperação técnica que promete trazer avanços para o estudo e a divulgação do potencial econômico do mar na Bahia.

Este acordo tem como principais objetivos a publicação do livro da Série Estudos e Pesquisas, intitulado “Potenciais da Economia do Mar”, e a criação do Atlas do Mar da Capital da Amazônia Azul. O evento é dirigido à imprensa, especialistas, gestores públicos e empresas privadas convidadas.

A Série Estudos e Pesquisas (SEP) é uma publicação seriada da SEI que apresenta pesquisas e trabalhos desenvolvidos por especialistas convidados. A nova edição, dedicada à economia do mar, irá explorar as oportunidades e desafios deste setor estratégico para o desenvolvimento sustentável da Bahia. A cooperação com a Fundação Aleixo Belov, instituição reconhecida pelo seu compromisso com a pesquisa e a preservação do patrimônio marítimo, reforça a qualidade do conteúdo.

O destaque deste acordo é a criação do Atlas do Mar da Capital da Amazônia Azul, um projeto que visa mapear e documentar de forma abrangente os recursos marítimos do estado, começando pela Baía de Todos os Santos. Este atlas será uma ferramenta para gestores públicos, pesquisadores e investidores, oferecendo informações sobre as características geográficas, econômicas e ambientais da área marítima da Bahia.

A expectativa é que a edição da Série Estudos e Pesquisas (SEP) sobre a economia do mar seja lançada no próximo semestre, enquanto os estudos para o Atlas da Economia do Mar devem ser concluídos nos próximos dois anos. “Este acordo é um marco para a Bahia, pois alia conhecimento técnico e científico em prol do nosso maior patrimônio natural: o mar”, afirmou o diretor-geral da SEI e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, José Acácio Ferreira.

Para a Fundação Aleixo Belov, a assinatura do termo de cooperação é um importante passo para o fomento de pesquisas científicas. “Estudos como esses são importantes para explorarmos, cada vez mais, as potencialidades que o mar pode nos oferecer, contribuindo para o desenvolvimento da economia. A Baia de Todos os Santos é uma potência, por exemplo, que deve ser estudada cientificamente para ser disseminada e desenvolver todos os setores que podem gerar emprego e renda”, declara a gestora da entidade, a oceanógrafa Larissa Nabuco.

Foto: Divulgação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.