No Oeste baiano, a pavimentação de um total de 25 km de extensão da BA-592, em Jaborandi, conhecido como Estrada da Produção, em breve facilitará o escoamento da produção de soja, algodão e milho para o sudeste e o centro-oeste do Brasil. Os serviços serão feitos nos trechos de 12 km, que faz ligação com o entroncamento da BR-349, e de 13 km do entroncamento para quem segue em direção à Fazenda Novo México. Nesta sexta-feira (19), o aviso de licitação da obra a ser realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
“O município de Jaborandi faz divisa com os estados de Goiás e de Minas Gerais. Ambos os trechos da BA-592 pavimentados possibilitarão o transporte da produção local de forma mais rápida e segura. Criada no ano passado, a rodovia será um importante vetor para o desenvolvimento do agronegócio e das agroindústrias do Oeste baiano. O investimento previsto na obra é de R$ 25,9 milhões” destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura. Na licitação, a próxima etapa será a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em 07 de agosto de 2024.
As ações na rodovia também atenderão mais de 113 mil moradores dos municípios de Correntina, Cocos, Santa Maria da Vitória e Coribe junto com Jaborandi. No oeste baiano, outras obras de infraestrutura já estão sendo executadas pela Seinfra, como a pavimentação dos 29 km da BA-601, em Coribe, que liga o entroncamento da BA-135 ao distrito de Descoberto. Os serviços, com 96% de execução, têm a previsão de serem concluídos em setembro de 2024. Na BA-172, a manutenção se encontra em andamento no trecho entre Santana, Santa Maria da Vitória e Jaborandi.
Fotos:
Estrada da Produção – Divulgação / Seinfra