segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1275 Dólar 5.8319

CAPOEIRISTAS REALIZAM BERIMBALADA EM DEFESA DA CAPOEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA BAHIA

LUIZA SANTOS - 18/07/2024 14:51

O som dos berimbaus vai ecoar em defesa do ensino da Capoeira nas escolas públicas da Bahia, nesta sexta-feira (19), às 15h, na Praça Municipal de Salvador. A Berimbalada-manifesto visa cobrar celeridade no processo de regulamentação da lei Moa do Katendê (Nº 14.341/2021), e na criação de um programa que garanta a inserção da Capoeira nas escolas públicas do Estado. Além de cobrar coerência da Prefeitura de Salvador, que vetou o Projeto de Lei Moa do Katendê (170/2022) no município.

Promovida pelo Capoeira em Movimento Bahia (CMB) e Salvaguarda da Capoeira na Bahia, a ação faz parte da campanha “CAPOEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS JÁ!” e conta com o apoio de diversos grupos, associações e coletivos de Capoeira e da cultura popular baiana.

“Convocamos toda a comunidade da Capoeira para irmos às ruas exigir respeito e ações práticas dos poderes públicos voltadas a este importante segmento da nossa cultura. Vamos cobrar celeridade no processo de regulamentação da Lei Moa do Katendê. Além de cobrar, também, coerência da Prefeitura de Salvador, que vetou o Projeto de Lei Moa do Katendê do município, mesmo diante da aprovação por unanimidade na Câmara de Vereadores”, pontuou, Jacaré DiAlabama, coordenador-geral do CMB.

A lei estadual Moa do Katendê, que, entre outras medidas, salvaguarda e incentiva a Capoeira no Estado, através da inclusão da prática afro-brasileira no currículo das escolas públicas, é de autoria da deputada estadual Olívia Santana e foi aprovada em agosto de 2022, pelo então Governador Rui Costa.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.