Os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia têm se destacado, cada vez mais, em eventos científicos realizados dentro e fora do Brasil. Na busca pela projeção dos seus projetos, eles contam com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) através do custeio de viagens e estadia nos locais de realização dos encontros. Para se ter uma ideia, somente nos últimos três meses, 80 estudantes e 26 professores orientadores participaram de diversos encontros.
Na segunda-feira (15), por exemplo, os estudantes Álvaro Artur Lelis, Luiza Carvalho e Guilherme dos Santos, juntamente com a professora orientadora Imaira Regis, do Colégio da Polícia Militar (CPM – Lobato), localizado em Salvador, embarcaram para a Holanda, onde participarão da Robocup 2024, no Genneper Parken, na Universidade de Tecnologia de Eindhoven, entre os dias 17 a 22 de julho. A RoboCup é uma das maiores competições internacionais da área e visa o estudo e o desenvolvimento de automação e controle voltada para a robótica.
A equipe que representará a Bahia é a única das regiões Norte e Nordeste a participar do evento. O estudante Guilherme dos Santos, 16, 3º ano, falou da satisfação em vivenciar a competição. “Fomos classificados, no ano passado, em 2° lugar na etapa nacional da competição da nossa modalidade, que é a Rescue Simulation. Nós, alunos de escola pública, nos dedicamos muito para representar com brilhantismo o nosso povo e queremos inspirar outros alunos de escola pública do nosso Estado, para que possamos ver mais exemplos como este”.
Com destino ao Panamá, seis estudantes do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, localizado em Palmeiras, juntamente com o professor orientador Jadson Souza, participarão, em novembro, do Encontro Internacional de Ciências e Tecnologia Estudantil Fenosista (EICYTEF, 2024). Eles irão apresentar o projeto “D’Eco e Eco Velas Aromáticas de óleo de cozinha usado”. O encontro visa fortalecer os laços de fraternidade entre estudantes e professores latino-americanos, por meio da Ciência e Tecnologia Educacional.
Foto: Divulgação