Vitória da Conquista é o município com melhor índice de qualidade de vida da Bahia. A cidade registrou pontuação de 64,03 no ranking do Índice de Progresso Social (IPS), superior a Salvador que ficou em 2º lugar com 68,73.
Conquista ficou em 635º lugar entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, enquanto Salvador ficou em 672º
Chama atenção que os municípios mais ricos economicamente do estado não estão entre os melhores níveis de qualidade de vida, a exemplo de Feira de Santana, com pontuação de 59,02, Camaçari (60,40), Luiz Eduardo Magalhães (60,41), Jequié (58,19), Porto Seguro (56,41), Ilhéus (54,99), Juazeiro (59,8) e Lauro de Freitas ( 61,04)
Em termos comparativos, Aracaju com pontuação de 67,89 é a capital mais bem colocada do Nordeste.
A informação é de um estudo que calculou o Índice de Progresso Social (IPS) de todos os 5.570 municípios brasileiros e foi sistematizada pelo portal Bahia Econômica.
O foco do índice não está diretamente voltado à questão econômica. Por isso, municípios mais pobres tiveram desempenho melhor que alguns mais ricos.
Para se chegar aos índices, os pesquisadores dividiram os temas em três grandes áreas: necessidades humanas básicas, que envolvem questões como alimentação, saneamento e segurança, entre outras; fundamentos do bem-estar, que englobam questões de saúde, acesso à educação e qualidade do meio-ambiente; e oportunidades, que tratam de proteção aos direitos individuais, inclusão social e acesso ao ensino superior.
O IPS Brasil é uma plataforma criada por meio de financiamento privado. O índice foi criado em 2014 nos Estados Unidos e calcula anualmente os indicadores relacionado a 170 países.
MEDIÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL – IPS – BAHIA – 2024
MUNICÍPIO PONTUAÇÃO