domingo, 27 de outubro de 2024
Euro 6.1761 Dólar 5.7195

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA INVESTIGAR VENDAS DE DECISÕES JUDICIAIS NA BAHIA

LUIZA SANTOS - 09/07/2024 16:59

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou, na manhã desta terça-feira (9), as fases III e IV da Operação Patronos, que investiga a participação de advogados em esquema que envolve a negociação de decisões judiciais de magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia.

A investigação deriva dos fatos apurados da Operação Faroeste, quando se descortinou a existência de várias organizações criminosas atuando naquele Tribunal, integradas por magistrados, servidores, advogados e empresários.

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Salvador, Mata de São João e Serrinha, além de medidas cautelares diversas, com a participação de 28 policiais federais.

Entre os alvos está o ex-juiz eleitoral, Rui Barata Filho, filho da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lígia Cunha. Foi cumprido um mandados de busca e apreensão em sua residência. No ano passado, o jurista havida sido alvo de outra fase da investigação por ser citado em uma gravação entre o advogado Júlio Cesar Cavalcanti, delator da Operação Faroeste, e o filho da desembargadora do TJ-BA Sandra Inês Rusciolelli, na 5ª fase da força-tarefa. Ele é acusado de envolvimento no esquema de corrupção que envolve a disputa judicial de mais de 300 mil hectares de terra no oeste baiano.

Foto: Ilustração/PF

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.