A Vila de Caraíva, conhecida como a mais antiga do Brasil, terá quatro dias de festa no São João, de 21 a 24 de junho. A festividade simboliza o encerramento de um ciclo das celebrações tradicionais do vilarejo.
A programação inclui quadrilhas juninas, comidas tradicionais, bebidas quentes e música, com estilos que variam do forró tradicional ao brega, além de sets dos DJs locais.
A festa também terá atividades dedicadas às crianças das escolas locais, com barracas de pipoca, algodão doce e brincadeiras típicas, no dia 21 de junho. Já no dia 23 de junho, a festa começa com a derrubada do Mastro de São Sebastião, seguida pela confecção da fogueira de São João, uma tradição cuidadosamente planejada pela comunidade de Caraíva.
O evento contará com a presença da comunidade indígena: a partir da participação dos Marujos Pataxó, sambadores e sambadeiras da Aldeia-mãe de Barra Velha, além de uma cerimônia Awê, com cantos e ritos indígenas do povo Pataxó, durante a abertura da noite do dia 22 de junho.
Foto: Divulgação.