Durante a cerimônia de autorização do início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), nesta sexta-feira (14), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), explicou a causa do aumento em 140% no investimento total do VLT de Salvador. O custo do equipamento estava inicialmente orçado em R$1,5 bilhão, e que se transformou em R$3,6 bilhões com o passar dos anos.
“O projeto inicial contemplava apenas até o Subúrbio. Nós o revisitamos e estabelecemos que poderíamos ampliar, por diversos motivos. Daqui (da Calçada) até Águas Claras, de Águas Claras até Piatã. É um novo projeto e isso elevou o valor, por conta do tamanho da quilometragem. (…) Somando obra civil, trilhos, os trens e uma parte de urbanização, nós falamos de um valor de quase R$6 bilhões”, afirmou Jerônimo.
O investimento bilionário no modal baiano impressiona ao ser comparado com o VLT que promete ligar Brasília (DF) ao município goiano de Luziânia, com uma distância de aproximadamente 60km entre os dois últimos pontos, custará R$500 milhões. Já o VLT da capital baiana tem 34 paradas, que soma 36,4 km.
O projeto do VLT de Salvador já passou por fase conturbadas: mudanças de prazos e de empresas responsáveis, até chegar a fase de autorização. O governo do estado garante que os investimentos feitos anteriormente, tanto pela Skyrail (primeira empresa a assumir o projeto) como pelo Estado, não foram desperdiçados, e uma parte do recurso foi destinada à construção dos alojamentos onde funcionários ficarão durante as obras.
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