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CTB CONFIRMA INTERESSE POR METRÔ NA BARRA APÓS A VIABILIZAÇÃO DE ESTAÇÃO NO CAMPO GRANDE

Hugo Leite - 14/06/2024 14:58 - Atualizado 14/06/2024

Devido a a concessão de licenças ambientais, já publicada em portaria pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Híbridos (Inema), a possibilidade de expansão da linha 1 do do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) até o Campo Grande se tornou algo mais tangível. Outro bairro que pode ser agraciado com o espraiamento do modal é a Barra, as obras contam com o interesse do governo estadual.

O empreendimento, denominado “Expansão Sul” ou “Tramo 4 da Linha 1”, que expande o metrô será realizado com um túnel de aproximadamente 1.105 metros, segundo a portaria do Inema. A licença prévia foi emitida com prazo de seis anos, em nome da viabilidade ambiental do projeto.

A obra utilizará o trecho conhecido como “Rabicho para Manobra” na Estação da Lapa, e servirá de ponto de partida para a ampliação até o Campo Grande, é o que relata Ana Cláudia Nascimento, presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB).

A dirigente da CTB explicou ao Portal A Tarde como será feita a operação viária. “É 1,1 km, total. E vai aproveitar o rabicho já existente de 300 metros. Ou seja, na Lapa, depois que você desembarca do trem da Lapa, ele tem um trecho de trilho de 300 metros, que é o chamado Rabicho para Manobra. É onde o trem vai e volta, muda de via e retorna. Esse trecho já será o início da obra até o Campo Grande. Nós iremos prolongar mais 1,1 km e, consequentemente, deixar o rabicho do Campo Grande em direção a Araújo Pinho, no Canela”, disse.

O aporte financeiro do governo do estado é o principal ponto para a expansão do modal até a Barra, de acordo com Ana. “Sim, até a Barra. É só a gente conseguir dinheiro. Nós estaríamos prontos. Eram mais dois quilômetros, mais duas estações. Uma na Graça e a outra na frente do Shopping Barra, então é R$ 3 bilhões, mais R$ 3 bilhões é mais ou menos R$ 1,5 bi por quilômetro, porque subterrâneo é muito mais caro”, pontuou.

Foto: Divulgação/CCR Metro.

 

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