A movimentação de Contêineres no Porto de Salvador (Tecon/Salvador) registrou um crescimento expressivo de 28,7% no 1º trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.
As exportações cresceram 8,4%, enquanto as importações se ampliaram em 47% no 1º trimestre, sempre em relação ao mesmo período do ano anterior. Houve aumento em vários tipos de cargas, mas a importação de equipamentos para projetos de energia renovável, especialmente placas solares, foram destaque.
As operações de cabotagem também se ampliaram em 7% enquanto as de transbordo e remoção cresceram 103,1% no período.
Segundo Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador S/A, empresa do Grupo Wilson Sons, a expansão é resultado do crescimento econômico e da expansão da estrutura do porto.
“ Essa expansão na movimentação reflete a operação nos dois berços operacionais do terminal, que só começaram a operar plenamente a partir de setembro do ano passado, após a dragagem”.
Atualmente, o Porto de Salvador possui um cais contínuo de 800 metros, fruto de um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão na estrutura desde que a Wilson Sons começou a administrar o terminal.