O Planserv implementou a biometria facial como método de identificação para garantir que os atendimentos médicos sejam prestados aos beneficiários legítimos do plano. Esta medida é considerada um avanço tecnológico moderno e está alinhada com as atualizações tecnológicas já adotadas em vários serviços e setores na Bahia e em todo o país.
A biometria facial, introduzida pelo Planserv em dezembro de 2023, é requerida no momento do atendimento ao beneficiário, proporcionando maior transparência e controle das transações. Antes da implementação da medida, toda a rede credenciada passou por treinamento para começar a utilizar a ferramenta e se adaptar à nova abordagem.
Desde fevereiro deste ano, a assistência médica aos servidores públicos estaduais passou a exigir a verificação da biometria facial pelos prestadores de serviços. O processo de pagamento aos estabelecimentos credenciados segue critérios técnicos de análise, levando em consideração os limites orçamentários estabelecidos nos contratos.
Após uma análise detalhada, os pagamentos são liberados somente quando é comprovada a realização dos atendimentos, conforme acordado nos contratos.
Cadastro
O registro da imagem facial pode ser realizado de duas maneiras: através do aplicativo móvel do Planserv ou diretamente no estabelecimento de saúde no momento do atendimento. A biometria facial é obrigatória para os beneficiários da assistência médica dos servidores públicos estaduais, em qualquer estabelecimento de saúde credenciado, incluindo clínicas, serviços de urgência, emergência, laboratórios e hospitais.
Foto: Divulgação Divulgação