Há pelo menos três anos, a fórmula original da fabricação da Heineken foi modificada, pela sede da empresa no Brasil, sem comunicar aos clientes. No entanto, em toda a publicidade da cervejaria aparece a indicação da sua produção em 28 dias.
Documentos obtidos pelo Site Metrópoles, apontam que desde desde 2021, a cerveja vem sendo produzida também em 21 e 23 dias. A fórmula original de produção da Heineken tem como requisito a duração de 28 dias. O tempo do enchimento do tanque leva entre 12 e 24 horas e o tempo de fermentação principal tem entre sete e oito dias.
Após o armazenamento, o tempo total de fermentação e maturação deveria, segundo a receita original, ser maior ou igual a 14 dias. O corte de sete dias foi feito na última etapa, durante a maturação do fermento, que deveria durar de seis a oito dias.
As mudanças feitas na fórmula original da cerveja no Brasil tem o objetivo de de suprir a demanda pelo produto no país, de acordo com funcionários ouvidos pela apuração do site Metrópoles. Inicialmente, houve uma diminuição de cinco dias na produção, de 28 para 23 dias. Depois, a Heineken começou a ser produzida em 21 dias, sete a menos do que a fórmula original prevê.
Em 2016, o mestre-cervejeiro global da empresa, Willem van Waesberghe, veio ao Brasil e reforçou o processo dos 28 dias como uma marca da empresa. “De uma pequena cervejaria para a atual presença global, uma coisa nunca muda, a receita original de Heineken. Os nossos Mestres Cervejeiros trabalham todos os dias para garantir que a qualidade da nossa cerveja continue sempre a mesma. E no Brasil isso não é diferente! (…) A fabricação de Heineken leva 28 dias e é feita em tanques horizontais (…).”
O site também identificou que a Heineken começou a fazer testes em tanques verticais, contrariando a receita original e a publicidade feita até hoje em seus canais de comunicação, que enfatiza a produção em tanques horizontais — cuja pressão sob a Levedura A, ingrediente exclusivo da Heineken, seria determinante num “processo perfeito para o sabor único”.
Foto: Reprodução/Shutterstock.