O Brasil lidera em 2024 tanto em número de diagnósticos quanto em mortes causadas pela dengue, com 82% de todos os casos suspeitos registrados globalmente, segundo o novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a situação epidemiológica da arbovirose.
Diante da expansão da infecção pelo mundo, a OMS estabeleceu um sistema global de vigilância, apresentando um painel com dados atualizados sobre a doença. Até o dia 27 do último mês, foram identificados 7,67 milhões de casos suspeitos, dos quais 3,57 milhões foram confirmados.
Dentre esses números, o Brasil destaca-se com 6,3 milhões de casos suspeitos e 3,04 milhões confirmados laboratorialmente. Além disso, o país é responsável por 77,3% das 3.680 mortes registradas globalmente e por 82,3% dos 16.242 casos de dengue grave.
Entretanto, a OMS destaca que, devido à falta de mecanismos de diagnóstico e registro da doença em muitos países, o verdadeiro impacto da dengue no mundo é provavelmente subestimado. O órgão enfatiza a necessidade de uma “vigilância robusta da dengue em tempo real” para lidar com o avanço da doença.
Foto: shammiknr/Pixabay