domingo, 06 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

SERVIDORES ESTADUAIS SÃO IMPEDIDOS DE ACOMPANHAR VOTAÇÃO NA ALBA

Hugo Leite - 28/05/2024 17:09 - Atualizado 28/05/2024

Os servidores estaduais foram impedidos de acompanhar a votação do reajuste salarial da categoria, na galeria da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O responsável pela decisão foi o presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD). Os funcionários públicos ficaram no Saguão Nestor Duarte, onde assistiram a apreciação do projeto de lei pela televisão.

De acordo o parlamentar, a medida foi tomada para evitar “problemas”, já que havia centenas de servidores no local. “Tenho o maior respeito pelo servidor público. Mas eu, como presidente, não vou ficar desmoralizado”, afirmou.

Alan Sanches (União Brasil) teceu criticas a proibição da participação dos servidores. “Os servidores, como são politizados, querem participar deste momento e cobrar pacificamente daqueles que escolheram para representar. Mas é justamente os 43 deputados da base do governo que eles (os servidores) escolheram para a representar que, neste momento, não querem permitir que eles fiquem aqui, dentro do plenário, pacificamente para acompanhar (a votação)”, pontuou.

Com perda salarial de 35% nos últimos oito anos, segundo o estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese), o aumento de somente 4% é motivo de fúria da categoria.

Uma emenda para alterar a proposta de reajuste para 10% foi apresentada pelo líder da oposição na Alba. “A gente considera que 4% é uma proposta muito mesquinha do governo, porque sequer oferece ganho real aos servidores”, declarou Alan Sanches.

Foto: Reprodução/CTB.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.