Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), o termo empreendedorismo se refere à habilidade que um empreendedor tem para solucionar problemas, gerar oportunidades, criar soluções e investir na criação de ideias relevantes para seu público e sociedade. Essa prática ganhou relevância a partir da segunda metade dos anos 2000, relacionada, principalmente, à globalização do mundo dos negócios e ao desenvolvimento de novas tecnologias.
Em entrevista ao portal Bahia Econômica, Iuri Rocha, assessor de investimentos e sócio da ProInvestors, um escritório credenciado a XP, explicou que empreender no mercado financeiro é algo desafiador e que necessita de muito estudo e preparo. “Os jovens enfrentam diversos desafios ao empreender no mercado financeiro. Primeiramente, a falta de experiência e conhecimento específico é um grande obstáculo. Além disso, a regulação rigorosa do setor financeiro é um obstáculo. Por fim, o ambiente de alta pressão e risco do mercado financeiro pode ser desafiador. Esses desafios combinados tornam a jornada de empreender no mercado financeiro particularmente complexa para os jovens, exigindo uma combinação de educação contínua, inovação, uma rede de networking, e uma abordagem estratégica para superar as barreiras e alcançar o sucesso”, explicou.
Iuri também deu algumas dicas para quem está começando no ramo. “ Primeiro: estude. Você não conseguirá evoluir na sua vida profissional se não tiver uma base de conhecimento amplo adequado para sua área de atuação. Segundo: seja constante. Enquanto alguns jovens ao se depararem com as adversidades da vida, as encaram como obstáculos ou empecilhos, eu as encaro como fatores impulsionadores para o meu futuro”, comentou.