Para marcar o Dia Mundial da Reciclagem, comemorado hoje, 17/05, o Salvador Norte expõe, até 22/05, urnas coletoras com as iniciativas nesta área de três de seus lojistas, para que os clientes possam contribuir com o descarte correto destes materiais. As urnas estão disponíveis no piso L1, em frente ao Espaço Cidadania. Confira:
– O Boticário: O Boti Recicla é um projeto sustentável que transforma as embalagens vazias doadas pelos clientes. Após reciclagem, elas são reutilizadas como produtos decorativos das lojas.
– Havaianas: cliente pode participar da Havaianas reCICLO, programa de logística reversa e reciclagem. Além da destinação correta, a reciclagem do chinelo antigo gera renda para as cooperativas. O material ganha um novo ciclo de vida se transformando em objetos, como por exemplo, tapetes, pneus e até obras de arte.
– Drogasil: O programa Descarte Consciente tem o objetivo de realizar o descarte adequado de medicamentos vencidos ou sem uso, evitando poluição de águas e solos.
“Pensamos numa ação que estimulasse o cliente a perceber que ele pode contribuir com o descarte correto de produtos que estão em seu dia-a-dia, de maneira fácil e rápida. Mesmo após o fim desta ação comemorativa, as lojas seguem recebendo produtos”, explica Renan Lopes, gerente de marketing do Salvador Norte.
O Salvador Norte recicla em média 25% do lixo que produz. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no Brasil, apenas 4% do lixo é reciclado. Em 2023, o Salvador Norte separou para reciclagem 10,1 toneladas de plásticos, 4,4 toneladas de alumínio e 135 toneladas de papelão.
Esse material é entregue a Cooperativa de Catadores Agente Ecológico de Canabrava- CAEC, parceira, responsável pela triagem do que é gerado pelo shopping. A venda do material obtido promove o sustento de cerca de 60 famílias, além de prevenir que esses materiais sejam descartados de forma irregular na natureza.