sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

ANVISA RESTRINGE REGRAS PARA PRESCRIÇÃO E VENDA DO ZOLPIDEM

Victoria Isabel - 16/05/2024 13:50

Na quarta-feira (15), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou medidas mais rigorosas para o controle do medicamento Zolpidem, utilizado no tratamento da insônia. Com essa decisão, todos os medicamentos contendo essa substância passarão a exigir prescrição por meio da Notificação de Receita B (azul), pois o Zolpidem foi incluído na lista de substâncias psicotrópicas sujeitas a controle no Brasil.

Essa categoria de receita requer que o profissional de saúde que prescreve o medicamento esteja previamente cadastrado na autoridade local de vigilância sanitária. A Anvisa justifica essa medida devido ao aumento de relatos de uso inadequado e abusivo do Zolpidem.

“A análise conduzida pela Anvisa demonstrou um crescimento no consumo dessa substância e a constatação do aumento nas ocorrências de eventos adversos relacionados ao seu uso. Foi possível ainda identificar que não há dados científicos que demonstrem que concentrações de até 10 mg do medicamento mereçam um critério regulatório diferenciado”, diz comunicado divulgado pela agência.

foto: Freepik

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.