Para proporcionar cuidado, orientação e uma palavra de carinho para as mães de filhos com alguma deficiência ou transtorno, o programa Colo pra Mãe nasceu em 2021, na Escola Municipal Novo Horizonte, e foi abraçado pela Prefeitura de Salvador em 2023. A ação vem transformando a vida de várias mulheres que passaram a participar da iniciativa.
O programa funciona como uma rede de apoio, na qual uma mãe pode contar com a outra para tirar dúvidas e receber o suporte de que muitas vezes necessita. Além disso, mensalmente o Colo pra Mãe promove um encontro temático entre as mães para que possam participar de palestras, lanches, atividades físicas, de saúde, beleza e bem-estar. Quem conhece a ação se encanta com a relação de carinho que cada mãe apresenta.
A psicopedagoga, gestora escolar e idealizadora do programa, Cristiane Vieira, conta que o Colo pra Mãe nasceu em 2021 após o atendimento de uma mãe que mexeu muito com ela. “Naquele atendimento, eu percebi o quanto eu não as percebia, o quanto elas passavam invisibilizadas. Elas empurram a cadeira, seguram na mão, mas não estavam sendo vistas. Eu decidi então que não seria mais assim”, lembra.
Fotos: Lucas Moura/Secom PMS