A Ladeira da Praça, que liga a Praça Municipal à Baixa dos Sapateiros no Centro Histórico de Salvador, passa a se chamar Ladeira dos Malês, conforme a Lei 9814/2024, sancionada pelo prefeito Bruno Reis no dia 2 de maio de 2024, a partir de projeto de lei da vereadora Marta Rodrigues (PT).
Marta Rodrigues comemorou o que considera um marco para a representatividade histórica de Salvador. A vereadora, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia da Câmara Municipal de Salvador, explicou que o projeto de lei foi apresentado em 2022 como uma demanda do movimento negro em reconhecimento à Revolta dos Malês, ocorrida em 25 de janeiro de 1835.
Segundo ela, a revolta que foi uma das mais significativas na luta pelo fim da escravidão é considerada um marco na luta do povo negro pela liberdade. Marta explica que o nome se dá porque, na época, uma batalha entre soldados e guerreiros africanos aconteceu exatamente em frente a um casarão na Ladeira que liga a Praça Municipal à Baixa dos Sapateiros.
Foto: Reprodução