Um grupo de estudos, de dois institutos, Urbideias e Versa, fez projeções da mancha de inundação que ocorreu no Rio Grande Do Sul para as capitais brasileiras.
Os mapas elaborados a partir da dimensão dos estragos e das áreas afetadas no Rio Grande do Sul, mostram as dimensões e os estragos se a enchente fosse na região Metropolitana de Salvador, por exemplo.
Segundo o mapa, se as fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde o final do mês de abril estivessem acontecendo na região Metropolitana de Salvador uma vasta área da capital seria afetada, incluído toda a região do Farol da Barra e Porto da Barra e vários bairros do centro, sendo preservados, no entanto, as partes altas da cidade a exemplo dos morros no Rio Vermelho, Brotas e Horto Florestal. É verdade que essa projeção teria que ser avaliada levando em conta o fato de Salvador ser uma península, rodeada de mar. Segundo as projeções as cidades de Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas e várias da RMS seriam fortemente afetadas.
Atualizada em 10/05/2023