Segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (3), a Bahia é o estado com o maior número absoluto de pessoas quilombolas no Brasil. No total são 397.502 pessoas autodeclaradas quilombolas, cerca de 2,8% de todos os habitantes do estado. Os homens e jovens são maioria dentro dos territórios quilombolas.
Os territórios quilombolas hoje são formados majoritariamente por pessoas negras que preservam a cultura tradicional. O Estado brasileiro reconhece formalmente 48 territórios quilombolas na Bahia.Tijuaçu, no norte da Bahia, é a maior comunidade quilombola do estado, com 2.865 pessoas. Dentro dos territórios delimitados, os homens são maioria (50,4%) e há predominância de jovens – 30,1% está em idade escolar. Apesar disso, a quantidade de pessoas quilombolas que moram dentro desses territórios é pequena, apenas 2,8% do total.
Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e fazem parte do módulo Quilombolas e Indígenas, por Sexo e Idade, do Censo 2022.
FOTO: Marina Silva/CORREIO