A Neoenergia Coelba assinou termos de cooperação técnica com o Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA) e com a Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx). O compromisso, iniciado nesta terça-feira (30), visa a instalação de usinas fotovoltaicas em unidades das instituições na cidade de Salvador. O sistema de geração solar será viabilizado através do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela ANEEL.
“Estamos honrados em contribuir para a missão de Instituições tão importantes para o país, gerando inovação e sustentabilidade para o Exército e Força Aérea Brasileira. Esperamos que essa seja mais uma parceria que fortalece o importante serviço que é prestado à população”, afirma o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
No termo de cooperação com a ESFCEx está prevista a implantação de uma usina fotovoltaica com capacidade de 200 quilowatt de potência de pico (kWp) no telhado da edificação, situada na Pituba, e mais duas outras usinas (com mais 15kWp) nas coberturas dos prédios da Vila Militar no Itaigara. As três usinas juntas totalizam uma geração anual de economia de 325MWh/ano, que supre aproximadamente 18% de todo o consumo de energia das unidades.
“Neste acordo inovador, a Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército e a Neoenergia Coelba trabalham em conjunto para promover a energia solar, demonstrando um compromisso compartilhado com a sustentabilidade e a eficiência energética, e exemplificando como a colaboração entre instituições pode impulsionar o desenvolvimento sustentável em nossa sociedade”, reforça o Comandante da ESFCEx, Coronel José Evânio Cavalcante Brito Júnior.
Já no termo de cooperação com o CEMCOHA está prevista a implantação de duas usinas, uma com 133 quilowatt de potência de pico (kWp) no telhado do Alojamento, e outra com 73 kWp no telhado do prédio anexo, ambas no bairro de Ondina. A estimativa de geração anual das duas usinas é 310 MWh/ano, que representa em torno de 62% do consumo total de energia das unidades.
Foto: Divulgação