sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

CASA DA MULHER BRASILEIRA JÁ ATENDEU MAIS DE 2 MIL MULHERES EM QUATRO MESES DE FUNCIONAMENTO

Victoria Isabel - 30/04/2024 15:35

Após quatro meses de inaugurada, a Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah, já acolheu 2,3 mil mulheres em situação de violência. Com intuito de preservar a vítima e evitar o deslocamento em busca dos vários órgãos que compõem a rede de enfrentamento, a unidade agrega em um único espaço físico os principais serviços especializados.

Ao chegar ao serviço, a vítima é recebida pela equipe psicossocial que fará o encaminhamento para os demais órgãos que funcionam no local, a exemplo da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Tribunal de Justiça (TJ-BA), Ministério Público (MP-BA) e Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA). A Casa faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência, instituído pelo Decreto 11.431/2023, coordenado pelo Ministério das Mulheres, e a estrutura é coor

A secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, faz uma avaliação bastante positiva destes quatro primeiros meses. “Fico esperançosa em ver o crescente número de mulheres procurando atendimento e denunciando algum tipo de violência doméstica”, afirma a gestora, lembrando que a rede de enfrentamento necessita da denúncia para que os órgãos possam dar apoio e suporte.

“Os casos de violência doméstica ocorrem, na sua maioria, dentro de casa e isso dificulta a atuação do poder público e das forças de segurança, ter esse número de mulheres indo até a Casa da Mulher Brasileira nos dá esperança de mudança do cenário na nossa cidade”, comenta a titular da SPMJ.

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.