O vereador Kiki Bispo (União Brasil) afirmou nesta segunda-feira (8) que a prefeitura de Salvador já investiu quase R$ 200 milhões em obras em encostas para salvar a vida das pessoas e lamentou a postura do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que age como uma “ave de mau agouro” ao comentar sobre as fortes chuvas que atingem a capital baiana. “Geraldo parece torcer por alguma tragédia para tentar algum ganho eleitoral. Infelizmente, faz a política do ‘quanto pior, melhor’. Graças às ações da Prefeitura, Salvador não tem tido mortes em decorrência da chuva, o que era algo recorrente na cidade”, apontou Kiki.
Líder da bancada de governo na Câmara Municipal, Kiki sugeriu que, em vez de debochar do sistema de sirenes, que já salvou a vida de centenas de pessoas em Salvador, o vice-governador deveria cobrar ação mais rápida e eficiente da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), do governo do Estado. Só em fevereiro deste ano, foram pelo menos seis mortos e 3,7 mil desalojados no interior do estado por causa da chuva.
“Em vez de oferecer ajuda à Prefeitura de Salvador ou a outros municípios, Geraldo faz politicagem com um assunto tão sério, que afeta a vida das pessoas. Quem tem memória sabe que os investimentos da Prefeitura de Salvador nos últimos anos ajudaram a salvar a vida de quem vive nas áreas mais pobres da cidade. As cenas de pessoas soterradas no período das chuvas ficaram no passado, felizmente”, observou o vereador.
Kiki lembrou que, só na gestão do prefeito Bruno Reis, são mais de 300 geomantas e cerca de 190 obras de contenção de encostas. “O sistema de sirenes, tão importante para preservar vidas, está longe de ser a única ação da administração municipal. A Prefeitura tem trabalhado muito para evitar tragédias, com um número expressivo de intervenções em áreas de risco nos últimos anos”, disse. Por fim, o vereador destacou que a gestão municipal investe também em auxílio para famílias afetadas pelas chuvas e em abrigos para pessoas que moram em áreas de risco.