A Statkraft Brasil, empresa do grupo Statkraft, que é líder internacional em hidrelétricas e a maior geradora de energia renovável da Europa, assinou protocolos de intenções com o governo do Estado comprometendo-se a investir R$ 926 milhões para a implantação de um complexo de energia renovável. Trata-se do complexo Sol de Brotas, que prevê gerar 3,4 mil empregos na fase de construção. Os parques serão implantados em três municípios: Brotas de Macaúbas, Uibaí e Ibipeba.
A empresa já opera Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia (BA 518,7 MW), o maior empreendimento da Statkraft fora da Europa, e o parque eólico Morro do Cruzeiro em Brotas de Macaúbas.
A Statkraft vai construir plantas híbridas que combinam energia solar fotovoltaica com o uso de baterias. As usina solar Solar vão se conectar ao Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia e ao Morro do Cruzeiro, respectivamente. As usinas devem iniciar a operação em 2025.
Segundo o diretor de Construção, Guilherme Melo, a companhia já tem dois parques eólicos nestas localidades, um em construção e outro em operação e será aproveitada a infraestrutura elétrica, a linha de transmissão e a subestação dos parques Ventos de Santa Eugênia e Morro do Cruzeiro. A chegada do complexo solar fotovoltaico permitirá à empresa passar a ter parques híbridos.
Até o final de maio deste ano, a Statkraft deve iniciar a primeira etapa do complexo Sol de Brotas, com a mobilização do canteiro de obras, as obras em junho, com previsão de conclusão em maio de 2025. Já a segunda etapa, deve iniciar as obras em julho deste ano, com previsão de conclusão em outubro de 2025.
A Statkraft está presente em 20 países. A empresa tem em Florianópolis (SC) sua sede nacional, e no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), seus escritórios comerciais.