A Prefeitura de Lauro de Freita lançou, segunda-feira (15), a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O lançamento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR).
Agora, as pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão garantidos todos os direitos, como atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Para solicitar a carteirinha, basta os pais ou responsáveis comparecerem na sede da SEPADHIR, no Shopping Passeio Norte, que fica na Estrada do Coco, das 8h às 14h, munidos dos seguintes documentos: relatório médico com CID; comprovante de residência; documentos pessoais da pessoa portadora com TEA e de seu responsável ou cuidador legal e uma foto 3×4.
A prefeita Moema Gramacho abraçou o projeto e falou sobre o lançamento da CIPTEA durante sua gestão. “Não é qualquer entrega, é uma entrega especial. Mais um programa de inclusão social que vai permitir aqueles que ainda não conseguiram ter acesso a esse benefício, serem contemplados agora. A CIPTEA é grandiosa. Eu agradeço muito aos que estiveram imbuídos para desenvolver esse projeto. Nós reconhecemos como um trabalho de suma importância. É uma responsabilidade de todos nós”, pontuou a prefeita.
Foto: Andressa Oliveira