Dados da pesquisa mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponibilizada nesta sexta-feira (12), apontam retração de 0,9% do setor de serviços no Brasil, no período de janeiro para fevereiro de 2024.
Contudo, no acumulado do primeiro bimestre, o volume de serviços cresceu 3,3% em comparação a igual período de 2023 e o mês de fevereiro mostrou vantagem de 2,5% em relação ao ano anterior. No acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,2%. O volume de serviços se manteve 11,6% superior ao nível anterior a pandemia.
Na visão de Luiz Almeida, analista da pesquisa, o resultado apresenta um comportamento normal do setor, depois de meses de alta.
“É uma descontinuação dos ganhos anteriores. Como observamos, por exemplo, na atividade de profissionais, administrativos e complementares”, explica.
Somente se verificaram oscilações positivas nas atividades de serviços prestados às famílias, 0,4%. Os setores de informação e comunicação (-1,5%) transportes (-0,9%) e outros serviços (-1,0%) variaram negativamente.
Outro número de destaque revelado pela pesquisa foi a queda do índice de atividades turísticas, que recuou 0,8% em fevereiro, na comparação com janeiro, com perda acumulada de 1,8%.
Foto: Elói Corrêa/Arquivo GOVBA.