O Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC), referência no diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho urinário, principalmente relacionadas ao rim, recebeu a doação de um Sistema Prismax, equipamento projetado para oferecer cuidado individualizado para pacientes criticamente doentes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por meio da administração de Terapia de Substituição Renal Contínua (TSRC).
A coordenadora do Serviço de Nefrologia do INAC, Fernanda Nogueira, explica que o equipamento foi doado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). “O Sistema Prismax é um aparelho de última geração de Hemodiálise Continua para pacientes renais em terapias agudas. Ele ajuda os médicos e enfermeiros a atenderem as necessidades crescentes das UTIs, e maximizar a qualidade do cuidado ao paciente, com mais simplicidade, eficiência e precisão”.
Segundo Fernanda Nogueira, a versão do Sistema Prismax recebido pelo INAC ainda não estava disponível na rede SUS. “Algumas unidades do SUS contam apenas com modelos mais antigos. Mas essa nova versão só está disponível em unidades da rede privada, e, a partir de agora, no INAC”, comemorou.
Atualmente, 210 pacientes realizam hemodiálise ambulatorial em três turnos de diálise no INAC, de segunda a sábado, sem interrupção. O Instituto de Nefrologia está credenciado na rede 100% SUS para atendimento a pacientes de Salvador e municípios vizinhos, além de realizar serviços de diagnóstico e acompanhamento.
Foto: divulgação