Mais de 155 mil carcaças de pneus usados foram retiradas das ruas de Feira de Santana, neste ano. O trabalho de recolhimento destes objetos é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesp) e Saúde (SMS).
A retirada de circulação desse material, além do aspecto de limpeza urbana, é importante para o enfrentamento da dengue zika e chikungunya, segundo João Marcelo Gomes, diretor do Departamento de Limpeza Pública, em entrevista ao site do jornal Tribuna.
“Com essa coleta, o objeto que poderia causar danos à saúde ganha um novo destino, a exemplo da transformação em matéria-prima para asfalto. Os materiais são recolhidos, por três equipes do setor, nas borracharias e nos pontos de descarte irregular, a exemplo de terrenos abandonados pelo dono”, relata.
Síntia Sacramento, coordenadora do Centro Municipal de Endemias, revela os locais onde o agente precisa fazer o tratamento dos penus, com a finalidade de estancar a reprodução do aedes aegypti.
“Os pontos estratégicos costumam ser borracharias, cemitérios, estabelecimentos que vendem ferro velho ou acumulam materiais a céu aberto. Temos uma equipe formada por 20 profissionais que atuam exclusivamente nesses espaços. O procedimento é feito no intervalo de 15 dias”, externou.
FOTO: Imagem de recyclind por Pixabay