A mobilização Salvador Contra a Dengue, promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue a todo vapor nesta sexta-feira (15). Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram inspeções nas colônias de pescadores de Itapuã e Rio Vermelho e aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) pesada na Boca do Rio, durante a manhã. À tarde, será a vez da aplicação da UBV pesada no Subúrbio Ferroviário, das 17 às 21h, e atividades em caráter complementar de combate às arboviroses com uso de termonebulização no bairro de Mussurunga, a partir das 18h.
As ações prosseguem com bloqueio focal e atendimentjornaiso de solicitações em todas as 20 subcoordenações da cidade, e com bloqueio espacial no Subúrbio Ferroviário, Itapuã e Cabula/Beirú. Durante o final de semana passado, no Dia D da mobilização e durante toda a semana, diversos bairros foram inspecionados pelo CCZ, incluindo ações de UVB pesada em São Caetano, Valéria, Uruguai, Boca do Rio, Mussurunga, Bom Jesus dos Passos, Saramandaia e Itapuã.
Além dessas iniciativas, o setor de Educação e Mobilização Social em Zoonoses (Semzo) promoveu nesta semana diversas atividades educativas que reuniram centenas de crianças e jovens da rede municipal de educação de Salvador, incluindo as escolas Joaquim Magalhães, em Ilha Amarela; Hercília Moreira na Barra; Mestre Paulo dos Anjos, em Tancredo Neves; e Ananda, em Itapuã.
A ações contemplaram ainda palestras e rodas de conversa no Terminal Rodoviário de Salvador, Prefeituras-Bairro Centro Histórico e Cabula/Tancredo Neves, Cmei Nordeste, CSU Narandiba, e Amaralina, dentre outros. Tiveram atividades também em unidades de saúde, a exemplo do 16° Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no Pau Miúdo; Pronto Atendimento Rodrigo Argôlo, em Arenoso; Unidade Básica de Saúde (UBS) Carlos Santana, no Doron; e Unidade de Saúde da Família (USF) Nelson Piauhy Dourado, em Águas Claras, dentre outras.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS