Neste sábado (16), o Meeting Paralímpico Loterias Caixa vai reunir, em Salvador, cerca de 200 atletas da capital e do interior em disputas de natação, tiro com arco, bocha e atletismo. “Hoje, eu treino com o objetivo de chegar ao topo, de chegar a lugares que eu nunca imaginava que seria possível. A gente vai se adaptando como pode, quebrando barreiras e limites”, disse Marcos direto da piscina, onde acredita que está pronto para conquistar excelentes resultados.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), e do Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPBA), o torneio é classificatório para qualquer competição nacional realizada pela entidade. As provas acontecem na Piscina Olímpica da Bahia, na Avenida Bonocô, a partir das 8 horas, e na Vila da Polícia Militar, no bairro do Bonfim, onde acontece também a abertura oficial, a partir das 7h30. A entrada é gratuita.
De acordo com o diretor de fomento ao esporte da Sudesb, Wilton Brandão, o órgão está oferecendo apoio técnico e financeiro ao evento, investindo R$360 mil reais para viabilizar a participação dos atletas baianos. O apoio do Governo está garantindo transporte, hospedagem e alimentação para toda a delegação do interior do estado. Além disso, para todos os inscritos, uniformes e a equipe de apoio com profissionais especialistas no paradesporto, fisioterapeutas, áudio descritores e monitores).
Antes de chegar a Salvador, o Meeting Paralímpico de 2024 passou por Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT). “Para a Bahia, vai ser um divisor de águas porque é o primeiro evento que a gente faz desse nível e traz uma expectativa muito grande nessa perspectiva de estar trazendo novas pessoas para esse legado paralímpico, reconhecendo novos talentos e oportunizando muitos jovens e paratletas, além de trazer uma grande autoestima para o paratleta, para toda sua família e para comunidade”, garantiu o representante do CPB e do CRPBA, Virgílio Leiro.
Foto: Thuane Maria/GOVBA