Em 2023, os contratos de patrocínio para modalidades esportivas femininas aumentaram em 22%, conforme revelado por um estudo da SponsorUnited. Destaque vai para a Associação de Tênis Feminino (WTA), que liderou esse crescimento. O relatório, cobrindo o período de 1º de janeiro de 2022 a 1º de fevereiro de 2024, foi divulgado pelo site “MKT Esportivo”.
A WTA e a LPGA, a associação norte-americana para golfistas do sexo feminino, receberam os maiores aportes, com mil cada. A WTA, em particular, registrou um aumento significativo de 26% no número de acordos, totalizando 1.080.
Pela primeira vez na história, a WNBA ultrapassou a marca de 500 patrocínios, demonstrando um crescimento de 7%. A NWSL, liga profissional de futebol feminino dos Estados Unidos, e a FA WSL, Super Liga de futebol feminino da Inglaterra, também testemunharam aumentos de 18% e 11% nos patrocínios, respectivamente.
No campo das atletas, Naomi Osaka lidera globalmente com 19 acordos, enquanto no cenário brasileiro, a goleira Aline Reis, que atua na Espanha, acumulou 15 patrocinadores.
As principais marcas patrocinadoras incluem a Gatorade, liderando com 51 contratos, seguida por Rolex e Coca-Cola, ambas com 19 patrocínios, demonstrando um crescente interesse das empresas em apoiar o esporte feminino.
Esse aumento nos investimentos é um indicador positivo do reconhecimento do valor e potencial do esporte feminino, além de oferecer mais oportunidades para mulheres atletas se destacarem e inspirarem futuras gerações.
Foto: Thais Magalhães/CBF