Buscando a reeleição, Bruno tem o seu mandato aprovado por 58% da população soteropolitana, o que excede sua intenção de votos e mostra que mesmo uma parcela de respondentes que escolheram outros candidatos são simpáticos à sua gestão, de acordo com a primeira sondagem da pesquisa AtlasIntel/A TARDE.
O dado é corroborado com os cruzamentos por demografias da aprovação do prefeito, que revelam que 40,5% dos eleitores que votaram no governador Jerônimo Rodrigues em 2022, aprovam a gestão de Bruno. Entre os eleitores de João Roma, esse índice é de 57,6%.
A aprovação do prefeito também é amplamente favorável entre os eleitores dos seguintes candidatos à presidência em 2022: Lula (49,9%), Bolsonaro (80,4%), Ciro Gomes (65,3%) e outros candidatos (64,9%). Votos brancos/nulos (40,1%) e não votantes (42,6%) também contribuem para a dianteira de Bruno Reis. A avaliação do presidente Lula na capital baiana bateu 50%, com 37% de desfavoráveis e 13% de respondentes que preferiram não opinar.
No levantamento divulgado pela AtlasIntel em 31 de dezembro de 2023, referente a seis capitais do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza – 57% do eleitorado soteropolitano aprovava a gestão do presidente Lula, o que demonstra uma queda de 7% na cidade de Salvador em menos de três meses.
A parceria entre o instituto, que foi o único a prever a vitória do governador Jerônimo Rodrigues em 2022, e o grupo A TARDE foi renovada e ampliada e deve monitorar as tendências do eleitorado em pelo menos 15 municípios do estado nos próximos seis meses. E esse número ainda pode aumentar.
Nesse primeiro levantamento, com o exclusivo e inovador método de coleta de dados pela internet, responderam aos questionários 809 eleitores de 130 bairros de Salvador, através de abordagens aleatórias durante a navegação online. Cada questionário só pode ser submetido uma vez.
A pesquisa AtlasIntel/A TARDE tem 95% de confiança e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A coleta de dados foi feita entre os dias 4 e 7 de março e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-06287/2024.
Foto: Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A TARDE