Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, disse na noite desta segunda-feira (11) que os investidores da Petrobras “sabem que o governo é o controlador” da empresa. A declaração de Silveira foi feita ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Os ministros foram questionados sobre a crise gerada na empresa depois que o Conselho de Administração da Petrobras decidir não pagar dividendos extraordinários para acionistas.
Depois dessa decisão do conselho, na semana passada, o valor de mercado da Petrobras registrou um tombo de R$ 55 bilhões. Isso se deve ao fato de que a falta de pagamento dos dividendos extras é vista pelo mercado como um indicador de diminuição da (rentabilidade) empresa.
Questionado se a Petrobras poderia alterar a ideia sobre o pagamento, Silveira afirmou que a “questão é dinâmica”.
“Questão da distribuição (dos dividendos) é dinâmica. (O dinheiro) foi para a conta de contingência. Governo do presidente Lula tem trabalhado com muito cuidado no respeito à governança da Petrobras. Todos os investidores sabem que governo é controlador, tem maioria do conselho”, afirmou Silveira.
(G1)
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado