Forte tradição cultural na Bahia, as festas juninas abrangem mais de 300 cidades em todo o Estado. Para a festa, a estimativa do turismo interno e excursionistas juntos vão somar cerca de 1,5 milhão de pessoas em todo o território baiano, de acordo com estimativa da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur). Este período gera receita estimada de R$ 700 milhões e cerca de 140 mil empregos temporários.
Dentre os municípios contemplados pelo apoio do governo estadual estão Amargosa e Santo Antônio de Jesus, responsáveis por algumas das maiores festas do São João da Bahia. As administrações municipais calculam que a festa vai movimentar cerca de 100 mil pessoas em cada município, entre esta quinta-feira (21) e domingo (24). A taxa de ocupação hoteleira será de 100% nas duas cidades.
Amargosa terá shows a partir desta quinta (21), e a prefeitura estima geração de 500 empregos temporários nos setores de comércio e serviços, além de injetar em torno de R$ 15 milhões na economia.
Já em Santo Antônio de Jesus, o período de festas juninas é responsável pela geração de cerca de mil empregos temporários na rede hoteleira, restaurantes, lojas de vestuário, feiras livres e ambulantes, segundo Rui Tourinho, presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes e Hotéis de Santo Antônio de Jesus e região.