Recém-incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS), aliada no combate à doença, a vacina contra a dengue (Qdenga) não é mais encontrada na rede privada de Salvador.
Cerca de cinco redes de laboratórios com franquias na capital baiana informaram que estão com falta de vacinas no estoque. A Amo Vacinas, situada no Salvador Shopping, tem fila de espera com 50 pessoas e doses reservadas para as pessoas que já tomaram a primeira dose. O intervalo entre as duas aplicações é de três meses. O levantamento aponta que a vacina está em falta desde janeiro em alguns laboratórios.
Além da Amo Vacinas, os laboratórios LPC Laboratório e Vacinas, Sabin Diagnósticos e Saúde, Leme e Delfin Medicina Diagnóstica também não têm estoque disponível. Em nenhum deles há previsão para a volta da vacinação contra a dengue.
No dia 5 deste mês, a Takeda, farmacêutica japonesa que fabrica a Qdenga, encaminhou um comunicado à imprensa em que explicou a limitação do fornecimento da vacina no mercado privado. “Essa decisão tem como objetivo apoiar o Ministério da Saúde no seu propósito de promover o acesso da vacina contra a dengue de forma integral e gratuita para a população brasileira”, disse.
(Correios)
Foto: José Cruz/Agência Brasil