quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

DUDA: ENTENDA MAIS DO VOO SOLO E ANCESTRAL DE UM DOS NOMES MAIS EXPOENTES DO REGGAE NA BAHIA

João Paulo - 08/02/2024 14:40

Fundador e vocalista da banda Diamba durante quase 30 anos, o cantor Duda, que ajudou a construir e consagrar o Reggae da Bahia, começa uma nova história em voo solo. Carismático, inteligente, bem humorado, o artista leva na bagagem “a liberdade de viver instantes, conhecer espaços e novos horizontes”, como lançou na sua nova composição Trégua, no projeto ‘Orgânico Verão Jamaica’.

Ele promete continuar deixando sua marca na cena musical como um artista, cantor e compositor respeitado. E apresenta novo show neste sábado, dia 10 de fevereiro, a partir das 21h30, no Palco Multicultural, no Carnaval de Salvador. Na certeza que “a vida é bela pra quem sabe amar”, Duda se despede da banda com sensação de dever cumprido. “Foram quase 30 anos de construções, muitas histórias, experiências, momentos felizes e centenas de aprendizados. Me sinto muito grato por todos esses anos, agradeço a todos que fizeram parte dessa história conosco e me sinto pronto para novas experiências, muitas conexões humanas, colaborações e projetos diversos”, conta Duda, que já revela estar com o coração aberto para além dos palcos.

“Hoje eu me sinto pronto para criar com liberdade, apresentar novos repertórios com diferentes versões e experimentar novos caminhos musicais”, explica o Rasta original da Bahia, como é conhecido e chamado na cena.  Com uma impressionante trajetória que inclui cinco álbuns gravados com a banda Diamba de forma independente e 15 edições do renomado Festival de Verão Salvador, ele se destaca como o único cantor de reggae de Salvador a participar da gravação do DVD “Natiruts Reggae Brasil”. Além disso, Duda possui a distinção prestigiosa de ser o único artista nordestino a dividir o palco com o lendário grupo jamaicano The Wailers, em 2015.

Muito além da música, Duda pretende fazer nascer um movimento ue abrace sua ancestralidade, suas dores, raízes e sonhos. Abraçar projetos multiculturais e mostrar o talento que está além do microfone, mas também na produção de grandes feitos. Ele vê nascer um novo “EU”, sem a cobrança de ser vocalista de um grupo emblemático, e com a possibilidade de se mostrar como um cara que está chegando agora na cena, para construir algo que faça sentido para esta nova fase, e experimentar. “Sabe aquele sonho que a gente tem de rejuvenescer, mas com a experiência de agora? Chego neste momento me sentindo assim. Como se tivesse voltado para os 20 anos, mas com experiência de 50”, revela o artista.

Uma parte significativa das composições da Diamba nos últimos 28 anos foram concebidas pela mente talentosa de Duda. É importante destacar sua composição “Loucura Maior”, interpretada por Saulo Fernandes, que rompeu barreiras no cenário musical. Da mesma forma, sua faixa “Caribean Nights”, com a participação de Alexandre Carlo do Natiruts.

Além de suas realizações musicais, Duda explorou várias facetas da indústria do entretenimento. Ele trabalhou como apresentador de rádio na Transamérica, contribuiu para a curadoria de projetos culturais tais como Festival Hype e Salvador Cidade Reggae e desempenhou um papel importante no movimento cultural do reggae. Além disso, Duda demonstrou grande interesse em estudar o impacto histórico da escravidão e suas consequências persistentes na sociedade contemporânea. Recentemente, ele tem se dedicado ao estudo e à criação de projetos com foco na produção de podcasts, aprofundando sua dedicação à exploração e expressão artística. Duda agora segue como artista solo, residindo atualmente na cidade de São Paulo e construindo um novo trabalho, conectado com as suas bandeiras e influências artísticas.

créditos das fotos para Walter Abreu

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.