Cinco estabelecimentos comerciais nos bairros da Barra e Lapinha foram flagrados com ligações elétricas irregulares durante uma operação conjunta da Polícia Militar e da Neoenergia Coelba. De acordo com informações divulgadas pela distribuidora nesta terça-feira (6), os proprietários dos estabelecimentos enfrentarão medidas legais, incluindo inquérito policial e pagamento de multa pelo consumo de energia não medido.
As irregularidades foram detectadas em uma academia, uma pizzaria, um açougue, um salão de beleza e um comércio de salgados durante a ação conjunta. A operação contou com a participação de 11 profissionais da distribuidora e uma equipe da PM. Segundo a Coelba, os técnicos identificaram que duas unidades estavam diretamente conectadas à rede elétrica, enquanto uma delas apresentava fraude no equipamento de medição, configurando o furto de energia.
A Coelba alerta que as ligações clandestinas representam riscos tanto para a segurança das pessoas quanto para a comunidade circundante. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento na região, podendo causar danos à rede elétrica e interrupção do abastecimento. O furto de energia é considerado crime conforme o artigo 155 do Código Penal brasileiro, sujeito a pena de até oito anos de reclusão. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 116 ou pelo site da Coelba.
Foto: Divulgação /Ascom / Coelba