sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

SALVADOR TERÁ AÇÃO INÉDITA PARA CONTER OS GASES DO EFEITO ESTUFA DURANTE O CARNAVAL

LIZANDRA MUNIZ - 31/01/2024 17:02

A Prefeitura de Salvador realizará uma ação inédita para neutralizar as emissões de gases do efeito estufa já a partir do Fuzuê, evento pré-carnavalesco que ocorrerá na cidade no próximo sábado (3), até a Quarta de Cinzas (14). A medida consiste em realizar uma análise minuciosa de diversas atividades que poluem o meio ambiente durante as celebrações, como a queima de combustíveis fósseis, o consumo de energia elétrica, entre outras, a fim de obter créditos de carbono.

O prefeito Bruno Reis assinou um termo de compromisso para a realização desse projeto, nesta quarta-feira (31), durante apresentação dos serviços municipais, no Cine Glauber Rocha, no Centro. “Essa é uma das grandes novidades este ano, justamente para amenizar as consequências do aquecimento global. Trata-se de uma ação inédita da Prefeitura no Carnaval, pois já fizemos isso em outros eventos. Vamos zerar a emissão de CO2 de diversos equipamentos da Prefeitura que estarão funcionando. Será um Carnaval sustentável, que vai trazer conforto e segurança para as pessoas”, destacou o prefeito.

A ação foi realizada em parceria entre as empresas Salvador Turismo (Saltur) e Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Battre (Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos) – concessionária responsável pelas operações e manutenção do AMC (Aterro Metropolitano Centro) em Salvador – e AC Consultoria.

Na prática, serão inventariadas as emissões de trios, minitrios e pranchões contratados pela Prefeitura para os eventos carnavalescos, incluindo cerca de 60 equipamentos, além das viaturas, veículos utilizados na operação da festa, bem como geradores de energia utilizados nos palcos, banheiros químicos e contêineres.

“Essa novidade é mais um compromisso da gestão com as boas práticas ambientais, proporcionando que a maior festa de rua do planeta seja um grande exemplo de responsabilidade ambiental e sustentabilidade”, afirmou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

 

 

Foto: Valter Pontes/ Secom

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.