A Fundação Hemoba lançará, nesta terça-feira, 30, a campanha “A alegria do Carnaval tá no nosso sangue” com o objetivo de mobilizar voluntários para doações e garantir o estoque de sangue durante o período carnavalesco.
O lançamento do evento ocorrerá às 11h30 no Hemocentro Coordenador, em Salvador, com a presença das doze candidatas concorrendo aos títulos de Rainha e Princesas do Carnaval de Salvador. A eleição está marcada para o mesmo dia, às 21h, no salão Diamante do Wish Hotel da Bahia.
O Rei Momo Alan Cerqueira e os guardiões Aderbal Rodrigues e Deivison Andrade, eleitos em parceria com a Hemoba e a Federação de Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia, também estarão presentes.
A campanha, que conta com a participação da cantora Daniela Mercury, incentiva a doação de sangue, ressaltando que é um ato de celebração e solidariedade, alinhado à grande festa da alegria.
Este ano, a campanha conta com a colaboração da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), mobilizando atletas das federações esportivas como doadores, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, utilizando o código 0270 (Esporte Solidário).
As unidades móveis de coleta estarão em diversos locais, como na loja Ferreira Costa, Salvador Shopping e Estádio Pituaçu. As unidades fixas da Hemoba também terão horários de atendimento específicos durante a campanha.
Os critérios para doação incluem estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, é importante não estar em jejum, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas últimas 4 horas antes da doação. É necessário apresentar um documento com foto válido em todo o território nacional.
Foto: Divulgação