Será a sexta e última apresentação do projeto especial que celebra um dos discos mais aclamados do cantor, lançado em 1972
Caetano Veloso anunciou no último sábado a interrupção de suas “férias radicais” para levar o aclamado show “Transa” pela primeira vez à Bahia, na edição em que o Festival de Verão Salvador comemora 25 anos de existência. O projeto especial que celebra o álbum homônimo de 1972 – um dos mais importantes de sua carreira, produzido durante o exílio em Londres – havia sido apresentado em apenas outras cinco ocasiões. Como não haverá turnê nacional de “Transa”, esta será a última oportunidade para o público assistir ao espetáculo.
Além das sete faixas do disco, o repertório traz outras músicas da discografia do cantor, como “Maria Bethânia”, “Irene”, “London London” e “Sem Samba Não Dá”, esta uma de suas composições mais recentes. Caetano sobe ao palco no domingo (28) com participações de Jards Macalé, Tutty Moreno e Áureo de Souza – integrantes originais da banda responsável pelos arranjos e a sonoridade do álbum –, bem como pelos músicos da turnê de seu último lançamento, “Meu Coco”.
O show marca ainda a estreia do Momento Histórico FV, apresentado pela TIM, que promete anunciar anualmente uma grande atração a poucos dias antes do início do evento, ao longo das próximas edições.
“É uma grande honra receber o show “Transa”, do gênio Caetano Veloso, no Festival de Verão, que celebra um dos seus álbuns mais icônicos pela primeira vez na Bahia. É um show que o Brasil todo quer ver. Além disso, ainda marca a estreia da primeira edição do ‘Momento Histórico FV'”, comemora Zé Ricardo, diretor artístico do festival. “É o Festival de Verão surpreendendo o público e mostrando mais uma vez porque é um dos maiores eventos do país. Vai ter Transa na Bahia! Viva Caetano Veloso! Viva a música brasileira”, complementa.
Sexto álbum de estúdio do cantor, gravado em 1971 no Chappell’s Recording Studios, em Londres, “Transa” traz sete faixas, entre canções em português e inglês, com arranjos de Jards Macalé, Tutty Moreno, Áureo de Souza e Moacyr Albuquerque (1945 – 2000). Considerado o primeiro disco “de banda” do artista baiano, foi eleito pela versão brasilieira da revista Rolling Stone, em 2017, como o 10º melhor álbum brasileiro de todos os tempos. Um ano antes, a músca “You Don’t Know Me” figurou em 73º lugar na lista das melhores canções dos anos 70 do respeitado site Pitchfork.
Além da celebrada faixa de abertura, o disco traz também outras pérolas, como “Nine Out of Ten”, uma das primeiras músicas brasileiras com compassos de reggae, e “Mora na Filosofia”, versão em rock do samba de Monsueto de Menezes e Arnaldo Passos. Também merecem destaque “Triste Bahia”, onde o artista transpõe o poema homônimo de Gregório de Mattos Guerra, e “It’s a Long Way”, que traz trechos de “A Lenda do Abaeté”, de Dorival Caymmi, e “Consolação”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes.
Idealizado e organizado pela Bahia Eventos e com direção artística de Zé Ricardo, o FV 24 acontece no Parque de Exposições, nos dias 27 e 28 de janeiro, com aproximadamente 30 horas de shows e mais de 40 atrações, entre encontros inéditos e apresentações criadas especialmente para a ocasião, além de diversas experiências para o público. Os ingressos para o maior festival do verão brasileiro estão à venda no site da Sympla e nas Lojas South no Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Shopping Center Lapa e Shopping Paralela.
O Festival Verão Salvador é uma realização da Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a Salvador Produções.
Sobre a Bahia Eventos
Unir pessoas de todas as tribos para celebrar a cultura, a diversidade, a alegria e a pluralidade é o propósito que guia a Bahia Eventos. Somos criadores de experiências que transcendem o tempo e o espaço, elevando a cultura brasileira a novas alturas.
No nosso portfólio de eventos destacam-se o Festival de Verão, o Festival de Inverno, a Festa Onda e a Constru Nordeste. Desde o vibrante carnaval de Salvador até os mais diversos eventos musicais, culturais e corporativos do estado, a Bahia Eventos é sinônimo de excelência. Nossa abordagem abrange desde a concepção até a realização e o acompanhamento pós-evento, oferecendo soluções completas de comunicação e planejamento para projetos sob medida.
A Bahia Eventos não é apenas uma empresa de entretenimento; somos uma força motriz que impulsiona a cultura, a economia e o desenvolvimento em toda a região. Nosso compromisso apaixonado de criar experiências memoráveis transcende as fronteiras e continua a construir pontes culturais, iluminando o cenário de entretenimento no Nordeste do Brasil.
Sobre a Salvador Produções
Com 20 anos de estrada, a Salvador Produções já é considerada uma das maiores produtoras de eventos e de artistas do país, reconhecida por grandes shows, eventos consagrados e aclamados pelo público e pela crítica. Os maiores e melhores festejos já fixados no calendário festivo da cidade são planejados, administrados, ou apenas executados pela Salvador Produções.
Outro pilar da produtora é a administração, venda e comunicação de bandas nacional e internacionalmente conhecidas, como Léo Santana, Timbalada e Parangolé, incluindo planejamento e execução de turnês nacionais e internacionais, além da representação de todos os artistas da Workshow na Bahia e parceria com bandas como Ferrugem, Saia Rodada e Xande de Pilares.
A Salvador Produções é reconhecida como uma empresa de excelência no mercado de entretenimento, sempre em busca da perfeição nos seus projetos e serviços, desenvolvendo um importante trabalho de melhorias frente ao cenário de shows, lazer, cultura e entretenimento de Salvador e agora em São Paulo, levando diversão, alegria e entretenimento de qualidade ao público.
Mais informações: https://festivaldeverao.com.br/
Programação dos palcos Cais e Ponte
Sábado – 27/01
CeeLo Green
Iza chama Liniker
Baco Exu do Blues chama Psirico
Bell Marques chama Claudia Leitte
Ivete Sangalo em show único para o FV
Carlinhos Brown & Baiana System
MC Cabelinho chama TZ da Coronel
Domingo – 28/01
Caetano Veloso cantando “Transa”
Leo Santana chama Luísa Sonza
Lulu Santos chama Gabriel o Pensador
Seu Jorge chama Mano Brown
Teto chama Matuê
Thiaguinho chama Maria Rita
Daniela Mercury chama Ilê Aiyê e Margareth Menezes
Gloria Groove chama Péricles
Àttooxxá
Programação do Palco Rua
Sábado – 27/01
Diggo chama Rafinha RSQ
Illy chama Dom Chicla
Pedro Pondé chama Letícia
A Dama
Domingo – 28/01
Tiri chama Marcia Castro
Sambaiana chama Nessa
Filhos de Jorge
O Kanalha
Programaçao do DJ Tower:
Sábado, 27/01
Lunna Montty
Carol Emmerick
Domingo: 28/01
Dennis Dj
DJ Pathy Dejesus
Foto/Reprodução: Saulo Brandão