Manter a pele saudável durante o verão requer cuidados específicos, tanto internos quanto externos. Isso porque, a radiação solar contém raios ultravioletas que, em excesso e sem proteção, podem ter efeito prejudicial, já que podem provocar queimaduras, danificando a camada superficial da pele, levando à vermelhidão, inflamação e formação de bolhas. Além de evitar exposição solar em determinados horários, de fazer uso do protetor solar e hidratar-se constantemente, a alimentação pode ser aliada no cuidado com a pele.
A médica dermatologista e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Otávia Bezerra, explica que alguns alimentos ajudam a dar mais vida à pele. “Mais do que proteger a pele, muitos não sabem, mas há nutrientes que são a opção natural perfeita para preservar aquela cor de verão. Eles não só fortalecem a pele e auxiliam na hidratação, como ajudam a manter o brilho e a sensação de pele saudável e luminosa”, destaca a dermatologista.
Frutas ricas em antioxidantes: Morangos, mirtilos, framboesas e amoras são ricos em antioxidantes que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres. Vegetais de folhas verdes: Espinafre, couve e outros vegetais de folhas verdes são fontes de vitaminas A, C e E, importantes para a saúde da pele. Tomates: Além de potente antioxidante, os tomates possuem licopeno, uma substância que tem fontes capazes de proteger a cútis da radiação, aliviar a inflamação e aumentar a produção de colágeno. Abacate: Ricos em ácidos graxos e vitamina E, os abacates ajudam a manter a pele hidratada e saudável.
Peixes ricos em ômega-3: Salmão, sardinha e outros peixes gordurosos são excelente fontes de ácidos graxos que podem reduzir a inflamação na pele. Cenoura: As cenouras são ricas em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo e desempenha um papel importante na saúde da pele, sendo conhecido por prevenir o envelhecimento. A médica ressalta que a água é o principal componente para a hidratação e eliminação de toxinas. “É valido lembrar que, sol em excesso não ajuda a manter o bronzeado sendo essencial o uso de protetor solar mesmo quando o desejo é ficar com a pele dourada. É aconselhável buscar auxílio de uma dermatologia para obter orientações individuais, indicadas de acordo com o tipo de pele de cada um”, completa a Dra. Otávia.
Imagem de -Rita-👩🍳 und 📷 mit ❤ por Pixabay