A saúde mental (ou a falta dela) está escancarada na tela da TV, em horário nobre. Quem assiste ao BBB24 se depara com uma miscelânea de transtornos mentais que evidenciam uma realidade: esse é um tema urgente e real.
“Problemas de saúde mental atingem, seguramente, mais de 70% da população brasileira”, destaca o psiquiatra Lucio Botelho. “Mais de 60% dos brasileiros têm um alto nível de ansiedade, e mais de 5% das pessoas apresentam algum grau de compulsão alimentar. Além disso, mais de seis milhões de pessoas têm crise de pânico, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS)”.
Para Lucio, o que um programa de alta audiência apresenta para sociedade fala muito sobre a forma como temos conduzido o cuidado com a saúde mental, com traumas e sofrimentos mal tratados, e recriminações sociais. “A realidade, dentro e fora do BBB, é uma só: a saúde mental é o seu bem mais precioso” afirma. “Compreenda os sinais que o seu corpo e suas emoções te dão, e, se precisar, procure ajuda”, finalizou.