Com a construção do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, a expectativa do Senai Cimatec é de que gere cerca de 2 mil empregos nos próximos 10 anos. O ato de formalização foi realizado nesta quinta-feira (18) e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A previsão é que as operações no Parque Tecnológico comecem em 2025. De acordo com o diretor geral do Senai Cimatec, Leone Andrade, disse que a unidade vai atuar em quatro segmentos: Mobilidade Aérea Avançada, Aeronáutica, Defesa e Espaços.
“O mercado global desse setor foi estimado em U$ 800 bilhões, em 2023, mas com crescimento médio anual de 6,3% deve chegar a U$ 1,4 trilhão em 2032. E o Brasil tem toda uma expertise e tradição, e hoje é um líder global nesse setor. A gente quer contribuir para expandir ainda mais, porque já atuamos em várias competência que vai fazer com que a gente migre rapidamente para apoiar esse setor”, disse.
O parque vai contar com 893 mil metros quadrados de área e capacidade para abrigar até 40 empresas nacionais e internacionais de diversos segmentos, e também terá cursos de capacitação.
“Ainda é preliminar fazer uma estimativa, mas se traçarmos um paralelo com o Senai Cimatec que já temos, diria que, em dez anos, podemos ter uma geração de 2 mil empregos”, disse.
*Com informações do Correios24Horas
Foto: Feijão Almeida/ GOV BA