O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) abriu um novo inquérito para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposto esquema de rachadinha em seu gabinete.
O órgão vai investigar se o deputado cometeu improbidade administrativa por parte do deputado. O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, ofereceu a representação. Segundo informações, o MPF-DF decidiu optou por transformar a notícia de fato em inquérito civil público após a representação que teve como base reportagem do colunista Paulo Cappelli.
A coluna revelou áudios divulgados, em novembro de 2023, que mostraram Janones cobrando parte do salário de assessores para “reconstruir patrimônio” após gastos com campanha eleitoral. Também solicitando parte das remunerações para fazer caixa para futuras campanhas de seu grupo político.
Este é o segundo processo aberto para investigar o parlamentar. Em dezembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux resolveu atender a um pedido da Procuradoria-Geral da República e instaurou o primeiro inquérito para investigar a prática de rachadinha no gabinete do deputado André Janones.
(Portal A Tarde)
Foto: