Com alta acumulada de 1,6% no ano, o comércio varejista opera 4,4% acima do patamar pré-pandemia, apontam os dados da Pesquisa Mensal do Comércio – PMC, feita pelo IBGE. O estudo é responsável pela formação de indicadores que acompanham o comportamento do comércio varejista no país.
Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa, os números mostram um retorno ao comportamento anterior a 2020, ano marcado pelo início da pandemia mundial da Covid-19.
“Num cenário de médio prazo, a perspectiva está positiva, com crescimento nos acumulados do ano e em 12 meses. O volume de vendas do varejo brasileiro variou 0,2% frente a outubro de 2022, quinto resultado positivo consecutivo nessa comparação”, afirma.
O setor tem passado por significativas transformações, muitas delas observadas no período pandêmico em que restrições sanitárias foram adotadas. Mudanças nos hábitos de consumo – como a adesão às compras online, por exemplo – alteraram não apenas a maneira como os consumidores adquirem produtos, mas também redefiniram suas expectativas em relação às experiências de compra.
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