quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

OESTE DA BAHIA: PLANTIO DA SAFRA DE SOJA ALCANÇA 1,9 MILHÃO DE HECTARES

Emilly Lima - 05/01/2024 17:10 - Atualizado 08/01/2024

A semeadura da safra de soja para o período 2023/24 no Oeste da Bahia está prestes a ser concluída, de acordo com dados do levantamento de campo do Núcleo de Agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Até o momento, aproximadamente 1,9 milhão de hectares foram plantados, alcançando 98,9% da área total estimada de 2 milhões de hectares.

Na safra anterior, a região do Oeste baiano plantou 1,860 milhão de hectares de soja, mantendo a oleaginosa como a principal cultura, ocupando 69% da área cultivada na região.

Na última semana, produtores rurais intensificaram as atividades de plantio e replantio da soja, especialmente nas microrregiões de Cascudeiro e Campo Grande, em Baianópolis; Coaceral, em Formosa do Rio Preto; e Rio Grande, em São Desidério. Nessas áreas, as condições climáticas favoráveis e a uniformidade na distribuição das chuvas contribuíram para o progresso das atividades.

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, destaca que as condições climáticas favoráveis e as previsões de chuva indicam a conclusão da semeadura nos próximos dias. Ele expressa a satisfação dos produtores com o retorno das chuvas, especialmente em áreas onde o plantio estava atrasado.

Além disso, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) emitiu uma portaria, em 29 de dezembro de 2023, prorrogando excepcionalmente o prazo de semeadura de soja até 10 de janeiro de 2024, para a Safra 2023/24 na região Oeste da Bahia. Essa decisão visa proporcionar segurança aos produtores que enfrentaram dificuldades devido à falta ou má distribuição de chuvas nos núcleos produtivos. A proibição de semeadura e cultivo de soja em sucessão à soja na mesma área e no mesmo ano agrícola permanece em vigor, conforme a portaria.

Foto:  Divulgação/ Aiba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.