A Prefeitura também lançou o programa Viva Esporte, por meio do qual empresas poderão destinar 100% dos impostos municipais como IPTU e ISS para patrocinar projetos esportivos. “Serão até R$10 milhões que, em vez de serem pagos para o município, o empresário poderá destinar para um projeto esportivo, sem pagar um real a mais. É o mesmo valor, só que, no lugar de pagar imposto, ele vai ajudar o esporte. Estamos falando de 100% de dedução, diferentemente de outros programas, em que só é possível destinar uma parcela”, explicou o chefe do Executivo.
Além disso, foram empossados os integrantes do Conselho Municipal do Esporte e Lazer de Salvador.
Ajuda de Custo – Durante o evento, foram apresentados ao público 50 atletas que receberam a Ajuda de Custo em 2023. O projeto da gestão municipal oferece um valor para que esportistas possam pagar passagens aéreas, hospedagem, alimentação e outras despesas a fim de conseguirem participar de competições nacionais e internacionais de suas modalidades.
“Estamos apresentando aqui os 50 atletas que viajaram em 2023 graças à Ajuda de Custo, ou seja, com o apoio financeiro da Prefeitura de Salvador. Esses atletas puderam viajar inclusive para outros países, disputando competições e representando a capital baiana no mundo. Estamos falando de atletas de diversas modalidades e também de atletas PCD. Tem sido um programa de muito sucesso e pode ter certeza que em 2024 ele crescerá ainda mais”, disse o titular da Sempre, Júnior Magalhães.
Outro balanço apresentado foi do programa Salvador Social Clube, que já contempla 700 crianças e jovens da capital baiana. Por meio dele, alunos da rede municipal de ensino participam de aulas de iniciação esportiva de diversas modalidades em clubes sociais da cidade. Em troca, essas entidades recebem benefícios fiscais.
Foto: Betto Jr./ Secom PMS