O Banco Central anunciou nesta terça-feira (19) que prosseguirá com o corte dos juros em 2024. E reforçou a mensagem de que é crucial que o governo federal prossiga em direção às metas estabelecidas para as finanças públicas, incluindo a previsão de um déficit zero no próximo ano.
“Com relação ao cenário fiscal, tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reafirma a importância da firme persecução dessas metas”, avaliou o BC.
As informações estão registradas na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, realizada na semana passada, na qual a taxa básica de juros da economia foi reduzida de 12,25% para 11,75% ao ano, o menor nível em quase dois anos. Esse foi o quarto corte seguido dos juros.
Sem a meta fiscal, o governo aumenta o montante de recursos disponíveis na economia, o que dificulta atingir as metas de inflação fixadas para 2024 e para 2025.
(G1)
Foto: Divulgação